Esse artigo é para você iniciante que ainda não sabe como analisar o SEO do seu site.
Sabe quando você tem um site, blog, e-commerce ou um fórum web e você não sabe se tem pessoas acessando a suas páginas, você não sabem nem se o seu site está sendo exibido no Google e de onde está vindo as pessoas que passam pelo seu site .
Existe algumas ferramentas que você pode usar para fazer pequenas analises do seu site, ou se você comprar a versão PRO você consegue analises bem mais detalhadas. Uma coisa importante é analise da concorrência algo que é possível com as ferramentas disponíveis no mercado de hoje.
A primeira ferramenta que você precisa é o Google Analytics
Com o Google Analytics você consegue visualizar quantas visitas teve em seu site, de onde o seu publico chegou até o seu site, se foi de uma rede social, link direto, anúncios, de outros sites, Youtube e muitos outros.
Com essa ferramenta você também pode fazer algumas analise como, quanto tempo as pessoas permaneceram em uma página especifica, por onde ele navegou em seu site, taxa de rejeição, conversões , localidade e tipo de dispositivos que serve para você saber se a pessoa estava em um computador, tablet ou smartphone. Esta ferramenta permite você saber até mesmo o sistema operacional que a pessoa estava usando quando acessou o seu site.
A segunda ferramenta é o Google Search Console
Está é uma das principais ferramentas de SEO,
Com essa ferramenta você consegue visualizar os erros que tem em seu site, quantidade de palavras chaves, posição das palavras chaves, quem linca o seu site, quantos links internos e externos, números de visitas por palavras chaves, quantidade de URLs indexadas pelo Google, erros de indexação, erros de robots.txt, erros de sitemap.xml, velocidade de carregamento e muito mais.
Está é uma ferramenta completa para você analisar o seu próprio site.
Todas as ferramentas sitadas aqui é de uso diário, você não pode fazer de sua página web uma vez e esquecer que ela existe, SEO é trabalho de formiguinha você precisa dedicar horas de seu dia para conseguir seu site nas primeiras páginas do Google.
A terceira ferramenta é o Semrush
Essa é uma ferramenta paga, com valor inicial de $ 99 dólares por mês, isso mesmo, mas o valor é bem pago quando analisamos a precisão e qualidade deste sistema.
O semrush permite a você analisar o seu site e os seus concorrentes, são infinidades de analises que essa ferramenta te disponibiliza. Uma agência de SEO – Marketing Web tem obrigação de ter essa ferramenta.
O meu primeiro mês usando essa ferramenta foi com o plano Free, comecei analisando um site novo e com isso não vi muita coisa boa, mas quando eu fiz um teste em um site de uma multi nacional que eu trabalho o SEO e Adwords eu conseguir visualizar a importância em ter essa ferramenta em minha agência.
Uma das funcionalidades desta ferramenta é a analise de Domínio X Domínio. Onde você consegue comparar de forma fácil quais as palavras chaves que você está melhor ranqueado que o seu concorrente.
Sem contar com a Analise de Domínio, Auditoria do Site, monitoramento da sua marca na web, backlinks e muitos outros.
A quarta ferramenta é Open Site Explorer
Também é uma ferramenta paga com valores elevados para pequenos sites, e-commerce ou para você que está iniciando o seu blog.
Da SEO MOZ você pode usar as extensões para o seu navegador Google Chrome, como : MOZBAR FROM Moz e o SEOQuake.
ferramentas grátis, fácil de usar e te dar uma analise diferenciada, logico que não é as melhores mas ajuda você fazer analises e comparações.
A quinta ferramenta é aHrefs
Obtenha um exame aprofundado sobre o tráfego de pesquisa orgânico e o perfil de backlink de qualquer site ou URL.
O nome já diz tudo, essa ferramenta á para você analisar o links de seu site e da concorrência.
A sexta ferramenta não é buzzsumo
Essa ferramenta não é para analisar o SEO do seu site e sim para te ajudar a criar conteúdo de qualidade para o seu blog.
Analise o conteúdo que melhor funciona para qualquer tópico ou concorrente, está é a funcionalidade dessa ferramenta. Com ela você analisa os tópicos, engajamentos e tira a sua conclusão de palavra chave a ser usada em sua próximo artigo.
A sétima ferramenta é Google Adwords – Keyword Planner
Quando for criar um artigo você precisa analisar as palavras chaves que você vai usar, não adianta você criar os seus artigos sem que as palavras chaves tenham pesquisas no Google.
Com essa ferramenta e o semrush você consegue saber quantas pessoas pesquisam por uma palavra chave, qual a dificuldade para ranquear o seu artigo para a palavra chave escolhida, valor que os concorrentes estão pagando para aparecer com a palavra chave.
Ranquear o seu site no Google não basta apenas criar artigos em massa sendo que eles não serão exibidos no Google e outros mecanismos de buscas.
Se você quer visitas em seu site, quer um publico fiei aos seus artigos você precisa fazer Link Bait.
Também conhecido como Isca para Links, o Link Bait é a melhor forma de ter um site de sucesso.
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